SJB debate proposta para educação integrada pós-Covid

Objetivo é envolver governo e sociedade civil no desafio de tornar a escola pública protagonista do desenvolvimento sustentável




03/06/2021, 16h18, Foto: Divulgação.


Tornar a escola pública protagonista do esforço integrado com foco na sustentabilidade e inovação tecnológica, tendo a filosofia como ponto de partida e elemento transformador. Essa é a proposta da Prefeitura de São João da Barra para a metodologia da educação municipal no pós-Covid, que começou a ser debatida esta semana em um encontro que durou dois dias e reuniu gestores da educação pública do município, pesquisadores e representantes da comunidade. (leia mais abaixo)


A prefeita Carla Machado participou do evento, realizado na terça e quarta-feira no espaço de eventos Estância dos Lagos, em Atafona, e anunciou o projeto como transformador para a sociedade. “Nossa proposta é discutir questões que vão além do currículo escolar obrigatório, como todos engajados no mesmo propósito e compreender como cada um poderá contribuir para essa integração”, pontuou a prefeita.(leia mais abaixo)


Também participaram do encontro o professor Walter Kohan, coordenador do Núcleo de Filosofias e Infâncias da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), e a psicóloga e consultora em Gestão em Pessoas, Luciane Mina. “Levar filosofia às escolas é importante e oportuno, é levar pouco de perguntas, pensamentos e escuta”, definiu Kohan. “O propósito é de reunir almas e mentes dispostas para a construção de um programa de educação que realmente altere a forma de ver o hoje e o amanhã”, acrescentou Luciane.(leia mais abaixo)


O secretário municipal de Educação e Cultura, Daniel Damasceno, ressaltou a importância de envolver a sociedade nessa discussão. “Este é um convite às demais secretarias e à sociedade civil para pensar a educação integrada. Ou seja, pensar a cidade. É uma grande composição de ações governamentais com cunho pedagógico, indo além da sala de aula, pensando em cinco Cs: criança, criticidade, cuidado, criatividade e cidade”.